terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Materialismo no xadrez funciona?" by: Marcelo Cunha


 Em termos, se você fez um cálculo para obter vantagem material, ou seja, o que você sacrificou valia menos do que você obteve, e o resultado é concreto, a resposta seria sim.
Contudo, caso você não tivesse visto no cálculo prévio em sua mente o inesperado recurso do adversário, a resposta seria um retumbante não!
Simples assim, acabou o "post", ahh ia esquecendo, segue abaixo um exemplo do falado acima:
 
Iremos observar o que ocorreu na partida, jogada na Olimpíada de Tronso (Noruega), entre Kantans contra Illescas Cordoba.
Kantans : Illescas Cordoba

Neste diagrama uma nova pergunta, o que você sugeriria para as brancas? A pergunta é de cunho formal e desafiador, e um alerta para os apressadinhos do pingue. Formal, porque não vou esperar um próximo "post" para divulgar a tal resposta.
 
As brancas, provavelmente imbuídas do sentimento de materialismo, jogaram aqui: 1 Tb8??, e agora o que você jogaria de negras (mesmas observações para a pergunta precedente), 1...Tb8 (claro! ou obscuro...)2 Bc6 (até aqui a felicidade revestida de uma imperceptível amargura ronda o jogador das brancas), 2...Th1!!(ele não contava com a minha astúcia), 3 Rh1 Bd5! -+(o golpe de misericórdia).
 
Marcelo Cunha Guimarães

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Último dia de inscrições para o Campeonato Cearense!


Este final de semana será palco do torneio mais importante do estado neste ano de 2014: O 56º Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto !
Já são 40 confirmados com a inscrição JÁ EFETUADA! marco incrível alcançado pela atual gestão liderada por Licinio Correa junto aos seus fieis escudeiros membros da diretoria da FCX. Hoje trata-se do último dia pra inscrição, corra!
A arbitragem está a cargo do diretor técnico da federação Wellington Sampaio e uma premiação oferecida de R$1300,00 com direito a premiação sub 1900.
O local do torneio é a NOVA SEDE da AABB, e iniciará na noite da quinta próxima às 19h, devendo se estender até domingo, 20h. Confira programação.
PARTICIPE!